Sobre este curso
mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA:
PT-BR">
A construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do
raciocínio lógico: aspectos epistemológicos, históricos e tendências atuais de
ensino. Objetivos do ensino da Matemática na Educação Infantil e anos iniciais
do Ensino Fundamental. Os conteúdos curriculares da Matemática na Educação
Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: ênfase na discussão de
conceitos básicos e na abordagem
metodológica concernentes a números e operações, grandezas e medidas,
espaço e forma.
Estudo e análise
das relações: matemática e
raciocínio, matemática e comunicação, matemática e suas conexões com o
cotidiano e outras áreas do conhecimento.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO: Esta
disciplina tem por finalidade preparar o futuro docente para aplicar métodos
eficazes de ensino no componente curricular de matemática no âmbito da educação
básica.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
mso-fareast-language:PT-BR">
PT-BR">UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
PT-BR">
·
Compreender a
construção de conceitos básicos matemáticos e a análise de materiais
didáticos a partir de uma perspectiva sócio-histórica contextualizada.
·
Reconhecer e entender a concepção
do ensino de Matemática, analisando as tendências atuais.
·
Identificar e discernir
sobre os objetivos, conteúdos, orientações didáticas e avaliação em Matemática
para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
·
Aplicar estratégias de
ensino, bem como materiais didáticos para a Educação Infantil e anos iniciais
do Ensino Fundamental.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II – ENSINO DOS NÚMEROS E SISTEMAS DE
NUMERAÇÃO
·
Ensinar a origem dos
números, suas funções, modos de contagem, a escrita numérica e a resolução de
problemas.
·
Fazer o aluno aprender os
sistemas de numeração, sua evolução histórica, características,
agrupamentos e trocas.
·
Transmitir, de modo
eficaz, o conhecimento sobre os números naturais e as ideias presentes nas
operações aritméticas e nos algoritmos.
·
Identificar os números
fracionários e decimais, seus conceitos e suas operações, aplicando técnicas de
ensino para isto.
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III – O ENSINO DA GEOMETRIA E OS SISTEMAS
DE MEDIDAS
mso-fareast-language:PT-BR">
·
Explicar o significado
de medida e a sua utilização a partir de
situações-problemas expressas no contexto social e em outras áreas do
conhecimento.
·
Entender os processos
que a criança desenvolve frente à percepção espacial e na identificação das
formas geométricas espaciais e planas.
·
Selecionar e aplicar
atividades de natureza exploratória e investigativa, capazes de incrementar as
práticas pedagógicas no ensino da Geometria.
·
Propiciar uma reflexão
criteriosa sobre os fundamentos e métodos do ensino da Geometria
Plana e Espacial, no sentido de conhecer e refletir sobre os conteúdos, as
competências e habilidades a serem desenvolvidos pelo estudante.