METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE
em Design/Artes/ArquiteturaSobre este curso
mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA:
PT-BR">
Arte como um processo de construção da história
e cultura da humanidade. A arte como objeto de conhecimento. A arte como
representação imaginária da cultura. A arte como meio de inclusão social. O
desenvolvimento da percepção de mundo através das diferentes expressões
artísticas. Vivência e processos didático-pedagógico para a iniciação musical e
para a dança: sensibilização sonora, caráter expressivo e forma musical,
trabalho de conscientização corporal e rítmica. As artes visuais e a prática
pedagógica: utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da
colagem, da construção e outras. A criança e a dramatização: as modalidades de
artes cênicas, a escolha de textos, a montagem e a encenação de peças.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO: Esta
disciplina tem por objetivo capacitar o educador a aplicar técnicas e métodos
cognitivos para a facilitar o processo de ensino-aprendizagem de artes na
educação básica.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
mso-fareast-language:PT-BR">
PT-BR">UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA ARTE
·
Definir o conceito de
arte.
mso-ascii-theme-font:minor-latin;mso-fareast-font-family:"Times New Roman";
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:"Times New Roman";mso-bidi-theme-font:minor-bidi">
·
Descrever a natureza da
arte.
"Times New Roman";mso-fareast-theme-font:minor-fareast;mso-hansi-theme-font:
minor-latin;mso-bidi-font-family:"Times New Roman";mso-bidi-theme-font:minor-bidi">
·
Demonstrar a linguagem
artística e suas características.
·
Classificar as
modalidades artísticas.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II – FUNDAMENTOS DO ENSINO DE ARTES
·
Identificar a relação
da arte com as demais linguagens.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender o ensino da arte na escola.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Associar a linguagem artística à poesia.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Relacionar a poesia e o teatro ao gênero
lírico e dramático.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III – DOCÊNCIA DA ARTE E ASPECTOS CULTURAIS
E INCLUSIVOS
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Associar arte e inclusão.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Aplicar a metodologia do ensino da arte.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender a docência da disciplina
“Arte”.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender a arte como produto da
cultura e da diversidade.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE IV – A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE
color:black;border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;
padding:0cm">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender a aplicação da arte na educação
infantil.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender o contexto histórico do
ensino da arte no Brasil.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os aspectos do modernismo
na história recente da arte no Brasil.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre o ensino da arte na
segunda metade do século XX.