Sobre este curso
mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA:
PT-BR">
A
sala de aula como espaço de produção de conhecimentos sobre a natureza e a
ciência. Contextualização e tipologia do trabalho de campo como estratégia de
ensino de ciências: o planejamento, preparação e desenvolvimento do trabalho.
Utilização de diferentes fontes de informação como estratégia e como conteúdo
do ensino das ciências naturais na educação infantil.
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OBJETIVO:
mso-fareast-language:PT-BR">
Desenvolver competências e
habilidades pedagógicas para o ensino de ciências naturais, promovendo a
compreensão dos métodos científicos, a importância das atividades práticas, a
análise e produção de materiais didáticos, e a integração do conhecimento tradicional
e etnoconhecimento no contexto educacional.
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
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PT-BR">UNIDADE I
PT-BR"> - Fundamentos do Ensino de Ciências
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar como funciona o método
científico.
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·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Explicar a importância do ensino das
ciências frente às questões atuais na educação.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar as diferentes concepções do
ensino de ciências para as séries iniciais.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Analisar o papel do docente frente ao
ensino de ciências.
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mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II
mso-fareast-language:PT-BR"> - Práticas e Materiais
Didáticos no Ensino de Ciências
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar como o uso de atividades
práticas podem auxiliar no ensino de ciências para crianças.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Analisar as diferentes modalidades de
atividades práticas para o ensino de ciências para crianças.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Apontar diferentes materiais didáticos
de ciências naturais para as séries iniciais.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Reconhecer propostas oficiais e
alternativas para o ensino de ciências.
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III
mso-fareast-language:PT-BR">- Estruturação e Produção de Materiais Didáticos
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar como o ensino de ciências
naturais está estruturado nas séries iniciais.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Analisar materiais didáticos para o
ensino de ciências naturais para as séries iniciais.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Perceber os requisitos necessários para
a produção de materiais didáticos de ciências com crianças.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar a atuação do professor
frente a produção de materiais didáticos para o ensino de ciências.
PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE IV
mso-fareast-language:PT-BR"> - Integração do Conhecimento Tradicional no
Ensino de Ciências
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padding:0cm">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Explicar como o etnoconhecimento
auxilia na percepção sobre ciências.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Analisar como o conhecimento
tradicional vem sendo trazido nos materiais didáticos.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Perceber como é possível produzir
conhecimento a partir da reflexão da realidade vivida.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar a atuação do professor ao
conhecimento tradicional e o ensino de ciências.