Sobre este curso
PT-BR">EMENTA:
mso-fareast-language:PT-BR">
PT;mso-fareast-language:PT-BR">Análise teórica e prática de propostas
curriculares e didático-metodológicas para o ensino de história nos anos
iniciais do ensino fundamental. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino
de história. O saber histórico: estruturação dos conteúdos, metodologia,
recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às
outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.
PT-BR">
PT-BR">
PT-BR">OBJETIVO:
mso-fareast-language:PT-BR">
Este componente curricular tem por finalidade preparar o docente a aplicar boas
práticas metodológicas para o ensino da História, com foco na educação básica.
PT-BR">
PT-BR">
PT-BR">COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE I – FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DA
HISTÓRIA
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre a
importância da construção do saber histórico para a formação da consciência
crítica dos educandos na sociedade multicultural.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Aplicar os parâmetros curriculares
nacionais no ensino de história.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar e discutir os usos destes
parâmetros dentro do ensino de História.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Executar abordagens interdisciplinares
para as categorias históricas no processo de ensino-aprendizagem.
PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II – METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO EM
HISTÓRIA
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Entender a História
como gênero literário, considerando seus aspectos culturais e sua influência no
contexto da docência.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar novas
linguagens aplicáveis aos anos iniciais do ensino fundamental.
PT-BR">
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre a
importância da avalição no processo de reconstrução do conhecimento.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Executar atividades que busquem
estimular as crianças a desenvolverem o gosto pelo estudo a partir do ensino de
história.
mso-fareast-language:PT-BR">
PT-BR">UNIDADE III – MATERIAIS DIDÁTICOS PARA HISTÓRIA
PT-BR">
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Entender como
funciona o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), identificando as
alternativas para o ensino da história nos anos iniciais do nível fundamental.
PT-BR">
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Aplicar as
técnicas de seleção de materiais e livros didáticos para o ensino da história.
PT-BR">
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar e
solucionar problemas relacionados a materiais desatualizados ou formalmente
incorretos, discernindo sobre propostas tradicionais e inovadoras nessa área.
PT-BR">
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Executar os
procedimentos de adequação e crítica na produção de materiais didáticos para
história.
minor-latin;mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-fareast-theme-font:
minor-fareast;mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:
PT-BR">
PT-BR">UNIDADE IV – ENSINO, AVALIAÇÃO E PESQUISA EM HISTÓRIA
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar as articulações entre o
Ensino Superior e a Educação Básica no processo da formação do professor de
História.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar o
processo avaliativo e ser capaz de elaborar avaliações em História.
minor-latin;mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-fareast-theme-font:
minor-fareast;mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:
PT-BR">
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar as
atuações pedagógicas do professor de História, com destaque para a atividade de
pesquisa.
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Aplicar em sala de
aula os principais conceitos que orientam a compreensão do processo histórico,
lançando mão de teorias e metodologias inovadoras do processo da docência.
PT-BR">